Notícias

Trilhões de plástico boiam nos oceanos

Um dado para ligar o sinal vermelho de toda a humanidade. Cerca de 5 trilhões de peças de plástico flutuam atualmente nos oceanos do planeta, colocando em risco toda cadeia de abastecimento alimentar. A informação é da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Resíduos plásticos nos oceanos podem ser ingeridos pelos animais causando danos e até levando à morte. Os resultados podem ser desastrosos, como as tartarugas marinhas que comem sacolas e, muitas vezes, morrem porque a digestão é paralisada.

A FAO apoia um projeto que tem o objetivo de traçar o impacto de resíduos plásticos, incluindo lixo como sacolas plásticas e material usado em produtos como cosméticos e itens de banho no Oceano Índico.

A operação do estudo é do Instituto Norueguês de Pesquisa Marítima, que desde 1975 percorre os oceanos para coletar informações sobre resíduos marinhos e a saúde dos ecossistemas marítimos.

A pesquisa mede ainda a temperatura dos oceanos, níveis de oxigênio, clorofila e processos biológicos como produção de plâncton e distribuição de peixes.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.