Notícias

Brasil tem 56,4 milhões de inadimplentes

De acordo com levantamento da Serasa Experian, o Brasil possui 56,4 milhões de inadimplentes. As dívidas somam R$ 243 milhões. É o nível mais alto de calotes registrado pela empresa na comparação semestral desde 2002.

São 2,3 milhões de consumidores a mais do que o verificado no ano passado, quando eram 54,1 milhões de devedores. As dívidas variam entre financiamento de carros, imóveis, contas de água, luz, telefonia e compras em varejo.

A Serasa Experian também fez uma pesquisa com 1.274 consumidores para entender o que dificulta o controle das finanças. Para 64% das pessoas o desemprego e o aumento do custo de vidas são as principais causas.

A maior parte dos entrevistados (55,3%) afirma que corta custos quando falta dinheiro. Outros 16,3% pedem ajuda a familiares e amigos. Além disso, 13,7% revelam que não quitam o total da fatura de crédito, o que piora a situação, já que os juros do rotativos são elevadíssimos, 7,69% recorrem ao cartão de crédito para pagar as contas e 6,99% continuam consumindo e seguem sem honrar os compromissos.

Nome sujo

Para se ter ideia, em maio deste ano 14 milhões de cartas com aviso sobre atraso foram enviadas. O maior número em 12 meses. As empresas negociam, em média, o pagamento de dívidas por 60 dias. Só depois disso, pedem à Serasa que envie a notificação. Caso o débito não seja pago, o nome é incluído na lista suja.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.