Notícias
É fundamental amamentar por 6 meses

A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece até sexta-feira, 7 de agosto. Palestras, debates e encontros culturais estão entre as programações que acontecem em Salvador.
Neste ano, a iniciativa é voltada para as mulheres que trabalham e alimentam. O objetivo é chamar atenção das empresas para a importância da amamentação nos seis primeiros meses de vida do bebê.
Estudos mostram que a mulher que está amamentando falta menos ao trabalho, pois o filho adoece com menos frequência, uma vez que o leite materno possui anticorpos que previnem diversas doenças.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o ideal é a amamentação seja a única alimentação da criança até completar seis meses de vida. Depois, se a mulher ainda tiver leite, pode continuar a amamentar.
Dados
Os dados são para ligar o sinal vermelho. Segundo o Ministério da Saúde, 34% das mães que trabalham fora de casa e têm filhos menores de um ano não dão mais leite à criança, que não é nada bom.
A legislação brasileira garante licença maternidade de até seis meses. No entanto, poucas empresas respeitam e a maioria fica afastada por apenas quatro meses. Fato que contribui para o desmame precoce.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|