Notícias

Mais emprego, saúde e condições de trabalho

Entre os principais pontos aprovados na pauta da campanha salarial 2015, no último fim de semana, durante a Conferência Nacional, está a defesa pelo emprego e melhores condições de trabalho e saúde. O número de demissões tem crescido no setor financeiro, assim como os problemas de saúde, devido, sobretudo, à sobrecarga de trabalho.

Os gerentes são os mais atingidos, conforme dado divulgado pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), na semana passada. Por isso, o segmento deve ficar atento a tudo o que a minuta traz.

Uma cláusula importante é a ratificação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que coíbe as dispensas imotivadas. Outro ponto reivindicado é a determinação de, no mínimo, 15 funcionários por agência bancária.

Os trabalhadores também cobram a redução da jornada de trabalho para 5 horas diárias e 25 horas semanais, com intervalo de 15 minutos para descanso e a ampliação do período de atendimento ao público com a criação de outros turnos de trabalho.

As questões de saúde estão diretamente relacionadas ao emprego, pois os bancos reduzem o quadro de funcionários e transferem o trabalho para o empregado que fica. Sem falar nos programas de avaliação. Muitos bancos trocam as metas quase que diariamente, sendo difícil para o funcionário cumprir.

A minuta inclui ainda alteração na redação da cláusula da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) intitulada “programa de reabilitação ao trabalho” para programa de retorno ao trabalho. Todos esses pontos refletem diretamente nas condições de trabalho. Por isso, têm atenção especial.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.