Notícias

Maioria considera o Brasil um país burocrático

De acordo com levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em parceria com o Ibope, 77% dos entrevistados acham o Brasil um país muito burocrático ou burocrático. Outros 62% dizem que a redução da burocracia deve ser uma das prioridades do governo.

Muita gente sente dificuldade na hora de realizar serviços. Por isso, parte da população brasileira afirma ter precisado da ajuda de despachantes ou empresas especializadas ou ainda solicitado auxílio de parentes ou amigos.

O campeão de dor de cabeça é o Imposto de Renda. Segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados afirmaram não saber fazer sozinhos a declaração e 29% responderam ter contratado uma empresa especializada para realizar o procedimento. Já 12% disseram ter buscado ajuda de parentes ou familiares. Em segundo lugar aparece o encerramento de empresa, procedimento para o qual 27% contrataram profissionais especializados.

Em contrapartida, os procedimentos em que os entrevistados menos precisaram de ajuda são: limpar o nome na Serasa ou no Serviço de Proteção ao Crédito, pedir o desligamento de serviços de água e luz, e receber direitos trabalhistas, como FGTS e seguro-desemprego. Nos três casos, mais de 90% das pessoas afirmaram terem feito o trabalho sem ajuda.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.