Notícias

Produção de lixo no país cresce 29%

A produção de lixo no Brasil subiu 29% entre 2003 e 2014, o que corresponde a cinco vezes a taxa de crescimento populacional em igual período, que foi de 6%. Os dados foram divulgados pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

Outro problema é o destino do lixo. Apenas 58,4% do total foram para aterros sanitários. Das 78,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos gerados no país, em 2014, mais de 41% tiveram como destino lixões e aterros controlados. Locais inadequados, que representam riscos ao meio ambiente e à saúde.

Segundo a Abrelpe, 38,5% da população, ou mais de 78 milhões de brasileiros, têm acesso a serviços de tratamento e destinação adequada de resíduos sólidos. Tem mais. Cerca de 20 milhões de pessoas não dispõem de coleta regular de lixo, já que aproximadamente 10% dos materiais gerados não são recolhidos.

Para chegar ao resultado, a metodologia da pesquisa envolveu 400 municípios, equivalente a 91,7 milhões de pessoas. Por dia, o brasileiro gera, em média, 1,062 quilo de lixo.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.