Notícias

Cuidados com o limite do crédito consignado

O limite do crédito consignado, que é descontado da folha de pagamento do trabalhador todo mês, será ampliado de 30% da renda para 35%, conforme consta na Medida Provisória 681, publicada no Diário Oficial da União. A iniciativa, no entanto, deve ser vista com cautela.

O percentual a mais (5%) só pode ser usado para pagamento de compras com cartão de crédito. As taxas de juros das modalidades de empréstimo consignado oferecidas pelos bancos são mais baixas do que as do cartão de crédito tradicional.

Se por um lado, as taxas menores são mais atrativas, por outro, sobra menos dinheiro para os consumidores pagarem outras despesas, como água e luz, medicamentos e moradia.

Se, por exemplo, o trabalhador comprometer 35% da renda, restam 65% para todas os outros gastos. Ou seja, maior a possibilidade de endividamento, por consequência, da inadimplência. Planejamento financeiro, portanto, é fundamental.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.