Notícias

Está decidido. Bahia e Sergipe aprovam reajuste de 10%

Os bancários da Bahia e Sergipe aprovaram proposta de reajuste salarial de 10% mais a inflação do período. A decisão foi tomada durante o fim de semana, quando aconteceu a 17ª Conferência Interestadual, no hotel Portobello, Salvador.

Entre as deliberações da plenária final, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) melhor, com a distribuição 25% dos lucros dos bancos de forma linear entre os empregados; equiparação do piso da categoria ao piso do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), além de melhorias na saúde, segurança e condições de trabalho.

A categoria também quer a inclusão de uma cláusula de valorização dos dirigentes sindicais, com a possibilidade de conquista de uma função após 10 anos de liberação para o movimento sindical.

Além das questões específicas da categoria, na conferência também teve espaço para debater a atual conjuntura política e econômica do Brasil. O ex-presidente da ANP (Agência Nacional de Petróleo), Haroldo Lima, afirma que o país vive em clima de ódio, animosidade e ofensa. “Os conflitos e interesses de classes colocam em risco a democracia”.

Presente da conferência, o presidente da AGECEF-BA, Antonio Messias, lembra que a categoria tem de discutir as prioridades, mas não pode se distanciar do debate sobre o país. “É preciso saber o que, de fato, acontece. Os bancos vão se aproveitar da atual situação para negar as reivindicações. Mas, sabemos que o setor bancário, na contramão da economia, continua com lucratividade alta”.

Para o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, a categoria precisa ampliar a mobilização. "Temos de ser muito ofensivos. Uma campanha para fora, que dialogue com a sociedade, pois será uma campanha dura, mas vitoriosa".

Participaram do evento, 297 trabalhadores (225 homens e 72 mulheres). Da AGECEF-BA, além do presidente Antonio Messias, também marcaram presença os diretores Antônio Vianna e Paulo do Amor Divino. A minuta aprovada agora será levada pela delegação da Bahia e Sergipe para a Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, em São Paulo.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.