Notícias
Brics oficializa criação de Banco de Desenvolvimento

Os líderes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) assinaram em Ufa, na Rússia, o memorando de criação do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), ou Banco do Brics, que terá sede em Xangai, na China, com capital inicial de US$ 50 bilhões.
A instituição financeira deve começar as atividades a partir de 2016, com financiamentos de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável para os países do bloco e, depois, para países em desenvolvimento que tiverem interesse.
Presente no momento da oficialização, a presidenta Dilma Rousseff disse que a iniciativa do Brics contribui de forma construtiva para o novo momento das relações internacionais, mais focado no desenvolvimento sustentável.
Dilma ainda afirmou que, até 2020, os países em desenvolvimento devem precisar de investimento em infraestrutura superior a US$ 1 trilhão por ano. "Atingir essa cifra não será tarefa simples.
O investimento externo mundial caiu quase 50% nos últimos cinco anos. É nesse cenário que o novo banco de desenvolvimento terá um papel importante”, afirma.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|