Notícias

Mais impostos sobre o tabaco para reduzir mortes

A OMS (Organização Mundial da Saúde) solicitou, nesta terça-feira (07/07), que os países aumentem a tributação sobre o tabaco a fim de diminuir o número de mortes causadas pelo consumo. Além disso, seria possível gerar receitas para os sistemas públicos de saúde.

Conforme consta no último relatório da OMS sobre a Epidemia Global do Tabaco de 2015, 33 países no mundo impuseram impostos de 75% sobre o preço do maço de cigarros, medida recomendada pela organização.

Em todo o mundo, em 2012, 38 milhões de pessoas morreram por conta de doenças crônicas por usar produtos derivados do tabaco. Do total, aproximadamente 75% são de países de baixa e média rendas.

O tabaco é a causa de 10% dessas mortes. Segundo especialistas, 50% dos fumantes atuais vão morrer dos efeitos do consumo do tabaco. Em números, são cerca de 6 milhões de pessoas por ano.

Quando se trata dos óbitos prematuros, o número saltou de 14,6 milhões em 2000 para 16 milhões em 2012.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.