Notícias

Contas públicas devem melhorar a cada mês

As contas públicas devem apresentar resultados melhores a cada mês até o fim de 2015. A afirmação é do chefe adjunto do Departamento Econômico do Banco Central, Fernando Rocha.

Em maio, o setor público consolidado, o que inclui governos federal, estaduais e municipais e empresas estatais, registrou déficit primário de R$ 6,9 bilhões. Foi a primeira vez no ano em que o resultado apresentou melhora na comparação interanual. Em igual período do ano passado, o saldo negativo foi maior: R$ 11 bilhões.

Segundo projeções do BC, a dívida líquida em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) deve ficar em 34,9%, ao final do ano, ao levar em consideração a meta de superávit primário (1,1% do PIB).

De acordo com Rocha, quando o governo lançou o ajuste fiscal, não esperava por queda da dívida pública ainda este ano. “Foi anunciado um programa de ajuste gradual. A estabilização da dívida não seria alcançada em um ano. Mas teria ajustes de alguns anos que contribuiria para a estabilidade e depois para redução.”

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.