Notícias
SUS vai oferecer tratamento para hepatite C

Boa notícia. Até o fim deste ano, os brasileiros vão contar com tratamento para hepatite C. O melhor. O serviço será oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A taxa de cura é de 90%, contra 70% do método anterior, e a duração do tratamento é de 12 semanas, contra as atuais 48 semanas.
Tem mais vantagem para o paciente. A terapia é via oral. Os medicamentos utilizados são: daclatasvir, sofosbuvir e simeprevir. A previsão é de que, inicialmente, sejam investidos R$ 500 milhões para o atendimento de 15 mil pessoas.
O Brasil é um dos primeiros países do mundo a adotar essa nova tecnologia na rede pública de saúde, com acesso universal e gratuito. O paciente que não obteve resultado positivo em outros tratamentos poderá fazer o novo sem qualquer problema.
A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV) e a transmissão ocorre por meio de transfusão de sangue, compartilhamento de material para preparo e uso de drogas, itens de higiene pessoal, alicates de unha, além de outros objetos que furam ou cortam.
A estimativa é de que 3% das pessoas no mundo estejam expostas ao vírus. No Brasil, entre 1,4 e 1,7 milhão da população podem ter tido contato com o vírus. A faixa etária com mais predominância é dos 45 anos ou mais.
Muitos pessoas desconhecem que estão infectadas, porque a doença é silenciosa e, normalmente, só apresentam sintomas na fase mais avançada. Importante lembrar que o Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento que oferece diagnóstico, testagem e tratamento universal para as hepatites virais pelo SUS, um sistema público, universal e gratuito.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|