Notícias

Reajuste do mínimo até 2019

Os deputados federais aprovaram a medida provisória que mantém a política de valorização do salário mínimo até 2019. A votação, nesta quarta-feira (24/06), foi tranquila. Foram 287 votos a favor e 12 contra.

O reajuste previsto tem como base a variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), do IBGE, acumulado nos 12 meses anteriores, mais o percentual equivalente ao crescimento do PIB.

A previsão é que em 2016, o aumento real (acima da inflação) seja pequeno, já que o Produto Interno Bruto variou 0,1% em 2014. De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), desde 2003 o salário mínimo teve reajuste acumulado de 294%, para uma inflação de 123,17%. O aumento real é de 76,54%.

Previdência

Também nesta quarta-feira (24/06), a Câmara aprovou emenda que estende os aumentos do salário mínimo aos demais benefícios da Previdência Social acima desse valor. O reajuste acarreta em um gasto extra anual de mais de R$ 9 bilhões para a Previdência. Mais uma derrota para o governo.

Redação AGECEF/BA

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.