Notícias
Inadimplência cresce 14,9% em quatro meses

A inadimplência registrou alta nos primeiros quatro meses deste ano. Em comparação com o mesmo período de 2014, a elevação foi de 14,9%, segundo pesquisa da Serasa Experian.
Por mês, o índice voltou a crescer após uma retração de 0,9% em fevereiro, porém, em março, houve avanço de 0,2% e em abril de 1,8%. O aumento do desemprego e dos juros são alguns responsáveis pelo avanço da inadimplência.
As dívidas bancárias são as mais expressivas, com crescimento de 8,2% na passagem de março para abril. Já nas dívidas não bancárias, aquelas de cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadores de serviço, houve queda de 2,6% nos débitos.
Títulos protestados e cheques sem fundos também apresentaram recuou de 14,8% e 10,7%, respectivamente. De acordo com a Serasa Experian, a previsão para os próximos seis meses é de mais avanço na inadimplência.
Já o atraso de pagamentos entre empresas deve diminuir entre o terceiro e quarto trimestre de 2015. As análises foram realizadas através de um novo indicador chamado Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor e das Empresas.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|