Notícias

Mulheres são minoria em diretorias

No Brasil, as mulheres ocupam apenas 10,53% das vagas em diretoria de corporações. O índice deixa o país em 20º lugar de um ranking de 41 nações. Quem consegue chegar à chefia, em média, fica 7,6 anos no topo da carreira. É a quarta melhor média de longevidade mundial.

Para chegar ao resultado, foram analisados dados públicos de 1.002 empresas, de 41 países, listadas como as maiores do mundo pela revista "Forbes". No Brasil, 28 companhias foram pesquisadas entre 2004 e 2013.

Embora no Brasil a proporção de mulheres com grau de escolaridade maior seja superior a dos homens, no mundo, as brasileiras ficam em 31º lugar, com 13,6 anos de estudo, em média.

O percentual de mulheres na força de trabalho entre 2004 e 2013 fica abaixo da média (43,3%). O país ocupa a 24ª posição entre as 41 nações. Segundo especialistas, a divisão entre atividades do lar e emprego é a principal barreira para justificar o menor empoderamento do sexo feminino. Sem sombra de dúvidas, é preciso avançar.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.