Notícias
Brasileiro é o mais empreendedor do mundo

Se você pensa em abrir um negócio, fique ligado na notícia. Estudo da Global Entrepreneurship Monitor revela que a taxa de empreendedorismo do Brasil saiu de 23%, em 2004, para 34,5%, no ano passado. O índice coloca o país no topo do ranking, quase 8 pontos percentuais à frente do segundo colocado, a China (26,7%).
O número é também superior ao dos Estados Unidos, em que 20% das pessoas são empreendedoras, do Reino Unido (17%) e do Japão (10,5%). Entre as economias em desenvolvimento, a taxa brasileira está bem acima da Índia (10,2%), África do Sul (9,6%) e Rússia (8,6%).
O recorde é consequência do aumento do trabalho formal nos últimos anos e da melhoria do ambiente legal, com a criação do Supersimples, aponta o estudo.
Ainda, de acordo com a pesquisa, ter o próprio negócio é o terceiro maior sonho do brasileiro, atrás de comprar a casa própria e viajar. O número de pessoas que almejam se tornar o próprio chefe é de 31%, praticamente o dobro das que desejam fazer carreira numa empresa (16%).
Tem mais, de cada 100 brasileiros que começam um negócio próprio, 71 são motivados por uma oportunidade e não pela necessidade.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|