Notícias

Seis em cada dez famílias estão endividadas

O percentual de famílias endividadas subiu em abril. É a terceira alta consecutiva. Segundo CNC (Confederação Nacional do Comércio), o índice ficou em 61,6%. Isso quer dizer que seis em cada dez famílias têm algum tipo de dívida.

O crescimento se deu nas duas faixas de renda analisadas pela pesquisa: até 10 salários mínimos e acima desse patamar. Entre as famílias com ganhos menores, o percentual aumentou de 60,5% em março para 62,7% em abril. Já no grupo com renda maior, a alta foi de 55% para 56,1%.

Mais uma vez, o vilão foi o cartão de crédito, apontado por 75% das famílias endividadas como um dos principais tipos de dívida. Na sequência, os carnês, com 16,9%, e financiamento de carro, com 14%.

Para não cair no descontrole financeiro e se atolar em dívidas, o consumidor deve fazer planejamento. Evitar compras parceladas, apenas quando o valor for muito alto. Nesse caso, é imprescindível quitar a fatura de forma integral, afinal os juros do rotativo são altíssimos. Atrasar um pagamento é o primeiro passo para criar uma bola de neve.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.