Notícias
Consumidor quita dívidas após cobrança

Ser cobrado é um momento desagradável, principalmente quando se trata de pagamentos não quitados. Uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) revela que cobranças relativas a dívidas que deixam o nome sujo são as que têm maiores índices de pagamento.
Dos entrevistados, 56% quitaram as pendências financeiras após a cobrança. Muitos se sentem constrangidos com a possibilidade de ter o nome negativado e até mesmo de serem acionados judicialmente.
As empresas de internet são as que mais têm sucesso em cobranças, com 70% dos débitos dos consumidores quitados. Escolas ou faculdades aparecem em segundo lugar com 64% e as empresas de cartões de crédito (43%) são as que menos têm resultados positivos.
O método de cobrança mais usado é a carta (70%), principalmente quando são débitos relativos à conta de água. Os contatos por telefone e e-mail também são utilizados pelas empresas.
Especialistas indicam que o momento em que uma cobrança e realizada também é a hora de negociar e não precisa o cobrador sugerir. A iniciativa pode partir do consumidor.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|