Notícias
Bancos fecham 55 empregos em dois meses

Em janeiro e fevereiro deste ano, os bancos em atividade no Brasil fecharam 55 postos de trabalho. A informação é da PEB (Pesquisa de Emprego Bancário), divulgada nesta terça-feira (24/03).
A situação só não foi pior por conta da Caixa, única grande instituição financeira a criar vagas. Foram 276 no período. Por outro lado, os bancos múltiplos, ou seja, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander e HSBC, eliminaram 376 postos.
Segundo a PEB, 13 estados tiveram saldos negativos e outros 13 tiveram números positivos. Somente em Roraima não houve alteração. Os maiores recuos aconteceram no Rio de Janeiro (-102), Minas (-67) e Paraná (-61).
São Paulo foi o estado com maior saldo positivo, com geração de 175 novas vagas, seguido do Pará (46), Bahia (24) e Distrito Federal (19).
Com lucro líquido de R$ 60 bilhões em 2014, não há justificativa para o corte de empregos. Muito pelo contrário. Os bancos têm de ampliar as contratações para suprir a alta demanda nas agências.
Para chegar ao resultado, foram utilizados os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
Redação AGECEF/BA
![]() |
|