Notícias

Brasileiros são contra a venda da Petrobras

A mídia comercial tem até tentado desmoralizar a Petrobras, maior empresa petrolífera de capital aberto do mundo, para entregar ao capital estrangeiro, assim como fez com bancos públicos na década de 90, mas, desta vez, não está dando certo. Os brasileiros são contra a venda da companhia.

No total, 61% dos cidadãos são contra a privatização da Petrobras, aponta levantamento do Datafolha. Outros 24% são favoráveis, 5% se disseram indiferentes e 10% não souberam responder.

Os índices mostram que os ataques feitos diariamente nos principais jornais do país com a operação Lava Jato não têm dado certo, o que é ótimo, afinal a Petrobras tem dado lucro ao Brasil e a expectativa são das melhores com o pré-sal, motivo do olho grosso das empresas estrangeiras.

A pesquisa mostra ainda rejeição maior dos que se dizem simpatizantes do PT: 67%. Entre os que são mais identificados com o PSDB, a maioria, com 56%, também é contra privatizar a empresa. Mas 35% são favoráveis.

A notícia cai como um balde de água fria no PSDB. Inclusive, na semana passada, o senador José Serra (SP) apresentou projeto para reduzir o tamanho da empresa, com a venda de ativos que ele considera desnecessários. Assim como fez o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com importantes empresas nacionais.

Disputa

Criada pelo ex-presidente Getúlio Vargas, a Petrobras sempre foi objeto de intensa disputa entre nacionalistas e liberais. Com FHC, que falava em "enterrar a era Vargas", tentou-se mudar o nome da empresa para 'Petrobrax', para que ficasse mais atrativa ao capital externo. Lula, por sua vez, retomou um discurso nacionalista e repetiu gestos de Getúlio, ao mergulhar as mãos no óleo, após a descoberta do pré-sal.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.