Notícias
Caixa não vai mais abrir o capital

Os empregados da Caixa acordaram nesta segunda-feira (09/03) com uma boa notícia. Circula nos principais jornais do país a informação de que o governo federal desistiu de abrir o capital da instituição financeira.
Por enquanto, ainda não houve comunicado oficial. Mas, a notícia é de que a privatização da empresa seria muito demorada, pouco lucrativa e também poderia paralisar os investimentos sociais da empresa.
A Caixa é a principal mantenedora dos programas de inclusão social do governo federal, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. Entregar o banco para a iniciativa privada poderia ser o fim dos projetos, uma vez que o principal objetivo do capital é o lucro.
Ainda de acordo com as notícias, o IPO (oferta pública de ações) será restrito à Caixa Seguros, seguradora na qual o banco possui 48,2% das ações em associação com a francesa CNP Assurances, que detém 51,7% do capital. O modelo deve seguir o aplicado ao BB Seguridade.
Embora a informação seja bem vista, os empregados do banco seguem atentos aos próximos passos do governo. A expectativa é por um posicionamento oficial da presidenta da Caixa, Miriam Belchior. Até lá, a mobilização continua.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|