Notícias

Consumidor está menos confiante

Dados do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas, apontam que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 4,9% em fevereiro, passando de 89,4 pontos para 85,4. A comparação é com janeiro.

O índice, divulgado nesta terça-feira (03/03), é o menor da série histórica, iniciada em setembro de 2005. Nos 12 meses do ano passado, a redução foi de 6,7%. De acordo com o Ibre, a queda foi motivada pela atual situação da economia, com tendência de alta dos juros e redução da geração de empregos.

Em relação aos próximos meses, as expectativas do brasileiro também não são muito boas. O indicador de otimismo com a situação econômica nos seis meses seguintes caiu de 77,6 para 69,2 pontos.

A parcela de consumidores que preveem melhora diminuiu de 16,6% para 14,9%. Já o grupo dos que acham que o cenário vai piorar apresentou crescimento, de 39,0% para 45,7% do total.

A edição de fevereiro coletou informações de 2.091 residências entre os dias 31 de janeiro e 21 de fevereiro. A próxima sondagem está prevista para ocorrer em 25 de março.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.