Notícias
Saidinha bancária é a principal causa de mortes

Pesquisa realizada em âmbito nacional mostra que uma das principais causas de morte em assaltos que envolve bancos, é a saidinha bancária. Em 2014, das 66 pessoas que foram assassinadas nesse contexto, 48,5%, ou 32 pessoas foram vítimas ao saírem com numerários das agências bancárias.
Esse tipo de crime começa dentro dos bancos, e os bancos não podem tratá-lo como problema de segurança pública e fugir da responsabilidade. O Sindicato da Bahia defende a instalação de biombos entre a fila de espera e os caixas, e de divisórias individualizadas entre os caixas, inclusive os eletrônicos, visando garantir a privacidade nas operações.
A instalação de biombos, inclusive, virou lei em vários municípios como João Pessoa, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Fortaleza e Belém, o que reduziu drasticamente a saidinha de banco.
Outra medida defendida pelos bancários e vigilantes, no âmbito de tornar o ambiente de trabalho mais seguro para os clientes e funcionários, é a isenção de tarifas de transferência de recursos (DOC, TED), como forma de reduzir a circulação de dinheiro na praça.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|