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Fraudes contra o consumidor continuam

A Serasa Experian informou que em janeiro passado as tentativas de golpes praticados por estelionatários que usam dados de outras pessoas para realizar compras ou pedir empréstimos com o objetivo de não quitar as prestações caíram 9,4%. A comparação foi realizada com igual período em 2014.

No primeiro mês de 2015, a Serasa apontou 168.944 registros, o que representa uma investida criminosa no país a cada 15,9 segundos. Número maior do que dezembro de 2014, quando ocorreram 168.878 ações delituosas.

O setor de telefonia foi o maior alvo, com 42,3% do total de tentativas. O setor de serviços (construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral) registrou 28%, enquanto o setor bancário aparece em terceiro lugar, com 20,6%. O varejo ficou em quarto, com 7,3%.

As principais tentativas de fraude, conforme os dados, foram tentativas de emissão de cartão de crédito, financiamento de eletrônicos, compra de celulares com documentos falsos ou roubados, abertura de contas, compra de automóveis e abertura de empresas.

O levantamento deixa bastante claro. Os consumidores precisam ter atenção redobrada com a divulgação de informações pessoais para desconhecidos. Em caso de dúvida, o recomendado é não fornecer nada.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

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