Notícias

Câncer de mama é a doença que mais mata

Com alta incidência, o câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo mundo. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a doença responde por 22% dos casos novos a cada ano. E esta quinta-feira (05/02), Dia Nacional da Mamografia, serve de alerta para a população.

A estimativa é que, em 2015, 57,1 mil pessoas sejam atingidas. Deste total, mais de 10 mil só no Nordeste. Fazer a mamografia é importante, uma vez que reduz a mortalidade, sobretudo, para as mulheres acima de 50 anos.

A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que o exame seja realizado pela primeira vez aos 35 anos. A partir dos 40, a mulher tem de fazer uma vez por ano e acima dos 50 anos, mensalmente.

Outro dica é fazer, pelo menos uma vez por mês, o autoexame, ou seja, apalpar o próprio peito e axilas, à procura de nódulo endurecido e indolor. A prevenção é fundamental. Atualmente, cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama aparecem por ano.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.