Notícias

O que fazer ao cair na malha fina

Muita gente começou 2015 com uma notícia nada animadora. Milhares de brasileiros não estavam em nenhum dos lotes de restituição de Imposto de Renda do ano passado, ou seja, certeza de que caíram na malha fina. Mas, ainda é possível fazer ajuste com uma declaração retificadora.

Isso porque o contribuinte pode acessar o detalhamento do processamento da declaração através de um código gerado no site da Receita Federal. Em caso de alguma divergência, o Fisco aponta o erro e dá orientação de como fazer a correção.

Para conferir se há alguma inconsistência na declaração do IR, basta verificar o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2014, disponível no portal e-CAC da Receita Federal.

Ao acessar o extrato, o trabalhador pode conferir se as cotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; solicitar, alterar ou cancelar débito automático das cotas, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.

De acordo com especialistas, os principais erros na hora de declarar o IR são:

- Informar despesas médicas diferente dos recibos;
- Preencher de forma incorreta os dados do informe de rendimento, sobretudo, valores e CNPJ;
- Deixar de informar rendimentos recebidos durante o ano;
- Não mencionar os rendimentos dos dependentes;
- Informar dependentes sem ter a relação de dependência;
- A empresa alterar o informe de rendimento e não comunicar o funcionário;
- Deixar de informar os rendimentos de aluguel recebidos durante o ano;
- Informar os rendimentos diferentes dos declarados pelos administradores/ imobiliárias.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.