Notícias
Em reunião, bancários da Caixa cobram pendências

A direção da Caixa trata com total descaso a saúde de todo o quadro funcional do banco. Nenhum trabalhador escapa. O fato levou a Comissão Executiva dos Empregados a entregar, na última sexta-feira (28/11), nota de repúdio à instituição financeira.
O banco não tem dado a devida atenção ao grupo de trabalho sobre saúde e ao Conselho de Usuários do Saúde Caixa. No texto, os empregados cobram agilidade e transparência na divulgação dos dados relativos ao superávit do plano de saúde. No acordo aditivo à convenção coletiva, o banco se compromete a fazer, em conjunto com os bancários, uma proposta de metodologia de utilização do superávit.
Mas, até o momento, depois de três reuniões, os números nem sequer foram apresentados, o que impede o avanço das discussões para a definição da metodologia. Para dar andamento aos trabalhos é preciso que a empresa apresente todas as informações relativas a receitas e despesas do Saúde Caixa, desde a época em que o plano foi criado, ou seja, junho de 2004.
Outros assuntos
Outros problemas preocupam os trabalhadores. Um deles, colocado em questão na reunião da última sexta-feira (28/11), diz respeito a reestruturação da Gipso (Gerência de Programas Sociais). Os bancários querem esclarecimentos sobre o processo que já está em curso e tem previsão de ser concluído no fim de janeiro próximo.
A informação é de que os empregados não estão conseguindo realocação nas unidades ou filiais. A Caixa alega que o problema não procede e que será assegurada ao trabalhador a permanência no município em que estiver lotado, exceto quando a transferência for solicitada pelo próprio funcionário.
Em relação a ajuda de custo e ressarcimento para supervisor de canais, a direção informa que a Caixa tem contrato de veículos por Superintendência Regional e que estuda a otimização para acabar com as pendências. Para atender às demandas das atividades, os supervisores têm arcado com despesas, principalmente de transporte. Em alguns casos, os gastos chegam a ser superiores aos valores da função que ocupam.
Sobre o Sipon, a empresa explica que quando um gerente é destacado para um projeto especial, carrega também sua condição. Portanto, se estiver previsto o registro de Sistema de Ponto Eletrônico, ele deve ser realizado normalmente.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|