Notícias
Prevenção é o melhor remédio contra a Aids

Nesta segunda-feira, 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Salvador, a capital baiana é a 12ª capital brasileira com maior incidência. Somente neste ano, foram notificados 607 novos casos. Por isso, os cuidados são fundamentais.
As ações de prevenção e incentivo ao diagnóstico da doença estão sendo intensificadas nos postos de saúde. No período, são ofertados testes rápidos para detecção do vírus HIV. Também acontecem palestras e atividades educativas.
Comprometimento mundial
As ações, no entanto, devem ir além para alcançar o maior número de pessoas. A ONU (Organização das Nações Unidas), pediu, nesta segunda-feira (01/12), o comprometimento de todas as nações para acabar com a Aids até 2030, por meio da iniciativa Abordagem Rápida, lançada na última semana.
A precaução vai além dos cuidados na relação sexual, alertam os especialistas. A gestante soropositiva também tem de tomar todas as medidas necessárias para evitar a chamada transmissão vertical. Com todos os cuidados, a chance de transmissão cai para menos de 1%.
Atualmente, segundo a ONU, 35 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Dessas, 19 milhões não têm conhecimento da doença.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|