Notícias

Informalidade era maior em 2010, diz OIT

Os avanços no mercado de trabalho brasileiro são inegáveis. Mas, dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho) mostram que a situação antes nçai era nada animadora. Apesar do crescimento da formalização, em 3.304 municípios brasileiros (59,4% do total) a maioria dos trabalhadores estava na informalidade em 2010.

As disparidades regionais também foram constatadas. Um em cada cinco ocupados informais morava nas capitais. Do total de cidades, metade era na Região Nordeste.

Em compensação, de acordo com a OIT, a informalidade tem reduzido. Nos últimos anos, a queda foi puxada por conta da formalização na condição de Microempreendedor Individual.

Apesar das boas notícias, a Organização faz um alerta. É preciso aumentar o combate ao trabalho forçado. Segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), em 2013, 576 infratores de 316 municípios foram flagrados explorando trabalhadores em situação análoga à escravidão.

Além disso, a OIT afirma que o Brasil precisa ainda atentar para a jornada excessiva, a promoção do trabalho decente entre os jovens e a inclusão das pessoas com deficiência. Ficam aí os desafios para o país.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.