Notícias

Meta atuarial vai exigir mais de gestores

O cálculo da meta atuarial para os fundos de pensão vai mudar a partir do próximo ano. Com a alteração, a meta passa a ser específica para cada plano de benefício. Também levará em conta a duração e a rentabilidade média da NTN-B nos últimos três anos.

A mudança é tida como positiva, uma vez que as diferenças dos planos serão levadas em consideração. No entanto, as mudanças, feitas depois de intensa negociação com o governo, vão aumentar a responsabilidade dos participantes e dos representantes nos fundos de pensão.

A presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), Cláudia Ricaldoni, chama atenção. "O futuro dos planos vai depender cada vez mais de gestores capacitados e de participantes vigilantes. Isso significa parar de criar problemas para cuidar dos que existem de fato. A nova norma vai diferenciar os que trabalham pelo fortalecimento do fundo de pensão dos que querem apenas fazer disputa política".

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa segue a mesma linha. "Com metas atuariais diferentes para cada plano de benefício, aumenta a importância de uma gestão comprometida com os verdadeiros donos dos fundos de pensão. No caso da Funcef, os donos são os empregados da Caixa".

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.