Notícias

AGECEF-BA na campanha contra câncer de próstata

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de prevenção ao câncer de mama, agora é a vez de os homens darem atenção especial à saúde. Novembro é internacionalmente dedicado às ações de combate aos cânceres de pênis e próstata e a AGECEF-BA (Associação dos Gestores da Caixa) apoia a iniciativa.

Uma série de atividades estão previstas para acontecer em Salvador até o fim do mês. Destaque para o Mutirão da Próstata, que inclui os exames de digital retal (conhecido como toque) e de dosagem sérica de antígeno prostático específico (PSA).

Nesta quarta-feira (12/11), o mutirão será realizado no Hospital das Clínicas. Na quinta-feira (13/11), acontece, no Centro de Convenções, o Fórum da Saúde do Homem. No dia 29, o mutirão chega ao Hospital Agenor Paiva. As ações incluem ainda palestras educativas em escolas.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente entre os homens, ficando atrás somente dos tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, por isso é fundamental os exames preventivos para não ser descoberta em estágio avançado.

Na fase inicial, o tumor tem evolução silenciosa. Muitos homens não apresentam sintomas. Quando os sinais começam a aparecer, já está em fase avançada.

Fique atento aos sintomas que podem aparecer e passar despercebidos. Caso sinta qualquer um desses sinais, é bom procurar o médico. E se tiver mais de 45 anos é importante que realize os exames, pelo menos, uma vez por ano. E lembre-se a ausência de sintomas não significa que está tudo bem.

Alguns sintomas:
- A sensação de que a bexiga não esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
- Dificuldade de iniciar a passagem da urina.
- Dificuldade de interromper o ato de urinar.
- Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
- Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
- Necessidade premente de urinar imediatamente.
- Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).
- Problemas em conseguir ou manter a ereção.
- Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).
- Dor durante a passagem da urina.
- Dor quando ejacula.
- Dor nos testículos.
- Dor lombar, dor na bacia ou joelhos.
- Sangramento pela uretra.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.