Notícias
Jovens brasileiros querem empreender

Os jovens brasileiros que acabam de entrar no mercado de trabalho priorizam a qualidade de vida em detrimento à superação constante. Por isso, muitos se tornam empreendedores cedo e partem para o negócio próprio, aponta o estudo "Os perfis dos empreendedores brasileiros", da empresa Endeavor.
Segundo a pesquisa, 73% dos jovens optam por uma vida tranquila. A vontade de empreender é alta e 61% dos entrevistados declaram ter plano para abrir o próprio negócio nos próximos cinco anos. Em contrapartida, apenas 33% já fizeram algum curso de empreendedorismo para se capacitar.
O perfil dos empreendedores brasileiros é variado. Existe aquele cuja principal motivação é realizar o sonho e o que quer tudo do seu jeito. Tem ainda os profissionais que foram levados a empreender por conta de uma oportunidade irrecusável ou por insatisfação com o mercado de trabalho e o herdeiro, incentivado pelos negócios da família.
O estudo aponta ainda o empreendedor idealista, que tem intenção de contribuir, de fazer a sua parte para ajudar a sociedade e o que tem o lucro como principal incentivador. Os brasileiros, segundo o levantamento, se dividem entre os que querem ajudar (31%) e os que querem fazer fortuna (25). No total foram ouvidas mais de 4 mil pessoas.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|