Notícias

BC eleva taxa Selic para 11,25% ao ano

Após seis meses, o Banco Central aumentou a taxa básica de juros, a Selic. O índice saiu de 11% para 11,25% ao ano, maior patamar desde novembro de 2011 (11,5%).

A Selic é o principal instrumento do BC para controlar a inflação, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Segundo o CMN (Conselho Monetário Nacional), a meta central da inflação é 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos percentuais, podendo variar entre 2,5% (piso da meta) e 6,5% (teto da meta).

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o valor apurado do IPCA acumulado em 12 meses era de 6,75% até setembro, acima do teto da meta. O índice deve cair para 6,45% até o final de 2014, pela estimativa do boletim Focus.

A Selic também é utilizada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia e serve como referência para as demais taxas de juros da economia.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.