Notícias
Dilma assume compromisso pela Reforma Política

O brasileiro precisa de um sistema político que o represente efetivamente. A composição atual do Congresso Nacional é conservadora e pouco se aproxima do povo. A presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT), parece que entendeu o recado das urnas e anunciou que a prioridade em 2015 é a reforma política.
A eleição foi dura e Dilma ganhou de Aécio Neves (PSDB) com uma diferença de apenas 3,4 milhões de votos. Foram 54,5 milhões de votos para a atual presidenta contra 51,04 milhões do tucano.
O número mostra a necessidade de mudanças. Mesmo com o Congresso Nacional mais conservador, o país precisa avançar nas causas populares e a reforma política é só o começo.
Como os parlamentares mostram pouca disposição em discutir o atual modelo, do qual se beneficiam muito bem, deve ser realizada uma consulta à sociedade para a instalação de uma Constituinte Exclusiva para que o assunto finalmente saia do papel.
Entre as metas estão o fim do financiamento privado de campanhas, por maior representação das mulheres, indígenas e negros no parlamento e o fortalecimento de mecanismos democráticos. Pautas que contam com total apoio da AGECEF-BA (Associação dos Gestores da Caixa).
Redação AGECEF/BA
![]() |
|