Notícias

Brasil cria empregos. Bancos cortam

Na contramão da economia brasileira, que gerou 123.785 vagas formais em setembro, os bancos cortaram 121 postos de trabalho, em igual período, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho).

Ao observar apenas os bancos múltiplos com carteira comercial, aí entram Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e HSBC, o resultado é mais desastroso. O déficit é de 183 empregos. O saldo negativo não foi pior por conta da Caixa, que ao invés de demitir, criou 121 novos postos.

De janeiro a setembro deste ano, o sistema financeiro eliminou 3.325 vagas. No mesmo período, os múltiplos com carteira comercial cortaram 5.052 empregos. Não para por aí. As dispensas vêm acompanhadas da rotatividade, em que funcionários com salários maiores são dispensados para outros com remuneração mais baixa serem contratados.

O salário médio dos admitidos em setembro equivale a 66% do valor dos proventos dos desligados. De janeiro a setembro, a média da remuneração dos recém chegados foi 63% da dos demitidos.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.