Notícias

Em Salvador, maioria está acima do peso


Um dado para chamar a atenção das pessoas que descuidam da saúde. Em Salvador, mais da metade dos habitantes está acima do peso. A obesidade, uma doença crônica, multifatorial e progressiva, atinge 14,9% da população, de acordo com o Ministério da Saúde.

No Brasil, 51% da população acima de 18 anos estão fora do peso ideal. Em 2006, o índice era de 43% (54% dos homens e 48% das mulheres). Hoje, é possível afirmar que a obesidade, que ocorre quando há excesso de ingestão de alimentos e falta de gasto energético, é um problema de saúde pública.

Muita gente minimiza, mas os obesos correm sérios riscos. A doença pode desencadear outras questões, a exemplo do colesterol alto, hipertensão, diabetes, problemas de circulação, aumento de doenças no fígado, vários tipos de câncer, disfunções respiratórias, além de doenças sociais e psicológicas.

Prevenção
O sábado (11/10), Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, é uma ótima oportunidade para repensar os hábitos. Para quem precisa, é bom começar com uma reeducação alimentar, seguida de dieta balanceada e a prática regular de atividade física.



Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.