Notícias

Taxa do cheque especial sobe para 172,8% ao ano

Em agosto, o juro médio do cheque especial para pessoa física aumentou para 172,8% ao ano. A taxa é superior aos 172,4% observados em julho e é a maior registrada desde 2008. Os dados são do Banco Central.

Levando em consideração todas as modalidades do crédito livre ao consumidor, a taxa média de juros ficou estável, em 43% ao ano. No mês de julho, o patamar era de 43,2% ao ano. Estabilidade também na inadimplência das famílias (6,6%).

O crédito livre abrange todos os empréstimos e financiamentos que não fazem parte das políticas de direcionamento do governo (como os recursos da poupança, que são direcionados ao crédito imobiliário). Estão inclusos, o cartão de crédito, o cheque especial, o crédito para compra de veículos, os empréstimos pessoais, por exemplo.

Já no crédito pessoal, a taxa média teve de redução. Saiu de 45,8% ao ano para 45,4% ao ano. Para veículos, os juros recuaram de 19,5% ao ano para 18,7% ao ano.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.