Notícias

Taxa de juros para as famílias chega a 43,1% ao ano

De acordo com o Banco Central, a taxa de juros para famílias ficou em 43,1% ao ano, em agosto, queda de 0,1%, em relação a julho. Já para as empresas, o índice chegou a 22,8% ao ano, recuo de 0,3%.

Os dados referem-se ao crédito com recursos livres, ou seja, os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros.

Quando se trata do crédito direcionado, em que as regras dos empréstimos são definidas pelo governo, a taxa de juros para as empresas foi de 8%. Para as famílias, o patamar ficou em 8,1%. A inadimplência permaneceu estável em 0,5% para as pessoas jurídicas e em 1,8%, para as físicas.

Um total de R$ 2,864 trilhões em agosto. Esse é o saldo das operações de crédito do sistema financeiro. O montante equivale a 56,8% do PIB (Produto Interno Bruto), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, com alta de 0,2% em relação a julho.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.