Notícias

Transações virtuais superam canais tradicionais

As transações por meio da internet e do mobile banking já superam os meios eletrônicos tradicionais. No ano passado, 47% das operações foram feitas virtualmente, ante 37% dos caixas eletrônicos, contact center e agências bancárias.

Os dados são da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). O crescimento dos canais digitais é o destaque da pesquisa. A utilização passou de 31%, em 2009, para 47%, em 2013.

Nas transações sem movimentação financeira, com aplicativos de consulta de saldo e extrato e fatura do cartão, a participação do mobile banking cresceu 6% em um ano, de 4%, em 2012, para 10%, em 2013.

O levantamento mostra ainda que entre 2009 e 2013, o número de contas correntes com mobile banking registrou elevação média anual de 134%, chegando a 11,3% da base das contas no ano passado.

Mas, não é só o mobile banking que cresce. Os demais canais de atendimento também registraram alta entre 2009 e 2013. O número de acesso as contas correntes via web registra taxa de evolução média anual de 19%, alcançando a marca de 41,8 milhões de contas, o equivalente a 40% do total.

O volume de transações avança a uma taxa anual de 23%, saindo de 7,3 bilhões, em 2009, para 16,6 bilhões, no ano passado. A internet, sem dúvidas, tem facilidades, mas o correntista deve ter atenção na hora de usar o computador. É bom se certificar de que não tem vírus. Se não souber, é melhor não fazer.

Nesta caso, o mais prudente é procurar uma agência bancária, afinal o atendimento humanizado é a melhor forma de resolver as pendências. Se envolver aplicação ou investimento, por exemplo, o gerente poderá tirar todas as dúvidas antes do o cliente finalizar a operação.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.