Notícias
Cartão de crédito é o vilão das dívidas

O endividamento das famílias caiu e a proporção de inadimplentes ficou estável na passagem de agosto para setembro. Neste mês, 63,1% das famílias estão com dívidas contra 63,6% do mês passado. O principal vilão da história é o cartão de crédito.
Com o tempo médio de atraso de 58,4 dias e comprometimento de 30% da renda familiar, os cartões de crédito representam 75,1% das dívidas dos brasileiros. Atrás dele estão os carnês (17,3%), financiamento de carro (14,1%), crédito pessoal (9,6%), financiamento de casa (8,2%) e cheque especial (5,8%).
A Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostra ainda o percentual de 11,5% de pessoas muito endividadas, índice menor do que o registrado em agosto (12,4%).
Outro dado divulgado, esse nada positivo, é que 5,9% das famílias não terão condições de pagar as dívidas. Mesmo com essa parcela que não poderá honrar com as responsabilidades financeiras, é possível identificar que o cenário é bem melhor, já que apresentou números inferiores a agosto. Um singelo sinal de que o consumidor tem pensado antes de comprar.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|