Notícias
Carteira de trabalho em versão digital

A nova versão da carteira de trabalho, agora digital, acaba de ser lançada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Muito mais moderno e prático, o documento conta com um novo sistema de emissão, com validação nacional de dados feita de forma online.
A carteira repaginada tem ainda uma tarja magnética e numeração única para todas as vias, bem parecida a um passaporte. As alterações, de acordo com o MTE, buscam reduzir o número de fraudes, uma vez que favorece a segurança nos processos operacionais.
Outra vantagem é a informação se o empregador vem recolhendo corretamente o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e as contribuições previdenciárias.
Os dados, depois de digitalizados, são armazenados e a entrega do documento ocorre no prazo máximo de 15 dias úteis. Para solicitar a carteira digital o interessado deve ter 15 anos ou mais e comparecer à unidade móvel do Fundec com CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e carteira profissional antiga.
A modernização da carteira de trabalho é vista como positiva em relação aos direitos dos trabalhadores brasileiros, sobretudo por não compactuar com nenhuma flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Redação AGECEF/BA
![]() |
|