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Os desafios da comunicação

O atual desafio da comunicação é unir tecnologia, cidadania e democratização dos meios. Os dispositivos se multiplicam diariamente e ocupam o centro da vida cotidiana, principalmente nas grandes cidades. Mas, assim como é preciso que as ferramentas cheguem para todos, é necessária a regulamentação, bandeira de luta dos movimentos populares.

Historicamente, a comunicação no país esteve distante dos debates relacionados à atuação do poder público, mas agora é preciso garantir que seja pensada do ponto de vista de cidadania, como a regulamentação do Marco Civil da Internet, aprovado em março passado. O projeto garante a neutralidade da rede, a liberdade de expressão e o direito à privacidade.

Mas, para além dos direitos na rede, o acesso ainda é o desafio em algumas partes do país. Deve ser integrada à agenda política, a ampliação da infraestrutura necessária para levar internet com alta velocidade de transmissão e interação de dados.

No entanto, a web não resume as questões do setor e deve-se pensar também na democratização dos meios de comunicação e na quebra de concentração da propriedade. É essencial o incentivo às ações midiáticas das comunidades e a garantia de independência e sustentabilidade desses meios.

Se tratando de televisão, a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) aponta que o desafio é garantir a transição da televisão para o sinal digital. Em 2016, 30% do sinal analógico será desligado, e atualmente, 70% da população brasileira já está coberta por sinal digital. No entanto, é preciso garantir que as pessoas que vivam em cidades pequenas não fiquem sem transmissão após a implantação definitiva da TV Digital.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

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