Notícias
Brasil precisa combater discriminação

A discriminação sofrida por negros no Brasil precisa ser, efetivamente, combatida. A opinião é do Grupo de Trabalho das Nações Unidas, que avaliou aspectos como, educação, cultura, violência e acesso à Justiça.
Apesar dos progressos trazidos pela legislação, o racismo ainda é sentido na pele pelos afrodescendentes. De acordo com a ONU, a população negra é a que mais sofre com as desigualdades.
A taxa de desemprego, por exemplo, é 50% maior do que a dos brancos. A expectativa de vida é mais baixa. Em geral, vivem seis anos a menos. Sem contar que 52% dos negros não têm acesso a saneamento básico adequado.
O documento aponta que a área da educação é a mais problemática. Por outro lado, também elogia a criação das cotas e a decisão do Supremo Tribunal Federal pela constitucionalidade do sistema. A medida é importante para garantir o acesso da população negra ao ensino superior.
Destaque também para a criação da lei que determina a inclusão obrigatória da história e cultura afrobrasileira nas escolas de ensino fundamental e médio. Mesmo com as políticas afirmativas, segundo o relatório, é preciso caminhar mais rapidamente para acabar com a desigualdade histórica.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|