Notícias
Empresas avaliam rede social antes de contratar

As redes sociais trazem uma nova realidade para o mercado de trabalho. Agora, além dos processos de seleção tradicionais, as empresas analisam o perfil dos candidatos em redes sociais, como o Facebook. A pesquisa é da universidade norte-americana, Old Dominion.
Em outras palavras, não basta mais ter um currículo muito bem redigido, com ótimos desempenhos. É preciso também saber o que está postando na internet para não perder o tão sonhado emprego.
Uma pesquisa de 2009, no entanto, já havia mostrado a nova tendência do mercado de trabalho. Nela, 45% dos empregadores já avaliavam o perfil dos candidatos em redes sociais como parte eliminatória do processo seletivo.
Nos últimos cinco anos, o cenário parece ter ficado então somente mais “antenado” às redes online. A pesquisa aponta ainda que os empregadores adotam a política porque em perfis como o Facebook, por exemplo, as pessoas publicam informações de acordo com a personalidade e a vivência do dia a dia. Desta forma, é mais fácil avaliar que tipo de trabalhador está contratando.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|