Notícias

Dia Nacional de Luta por Isonomia, nesta quinta

Reafirmar a luta da categoria por igualdade de direitos. Esse é o principal motivo do Dia Nacional de Luta por Isonomia, que acontece nesta quinta-feira (11/09). A Bahia não fica de fora e, em Salvador, ocorre manifestação, às 11h30, no edifício Dois de Julho, na Paralela.

Nesta terça-feira (09/09), inclusive, a CEE (Comissão Executiva dos Empregados) da Caixa divulgou manifesto em defesa da isonomia entre todos os empregados do banco. Hoje, há alguns casos em que trabalhadores de duas classes desempenham a mesma função.

Para quem não se lembra, a distinção aconteceu no governo de Fernando Henrique Cardoso. À época, foram retirados cerca de 10 direitos dos empregados admitidos a partir de 1998.

Na Caixa, os reflexos foram altamente negativos. A empresa passou a demitir bancários pela RH 088, que permite o desligamento sem justa causa e implantou três PADVs (Programa de Demissão Voluntária). Reajuste zero, discriminação aos aposentados e ataque às entidades de representação dos bancários foram alguns das medidas adotadas.

A partir de 2003, muitos direitos foram reconquistados. Agora, a luta é pela licença-prêmio de 18 dias por ano e pelo ATS (Adicional por Tempo de Serviço). É hora de intensificar a mobilização para reconquistas as perdas.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.