Notícias
Mais de 600 mil baianos inadimplentes

O cartão de crédito tem deixado muitos baianos na corda bamba. Dados apresentados pela CDL (Câmara dos Dirigentes dos Lojistas) mostraram que 7% da População Economicamente Ativa (PEA) da Bahia está endividada. São 610 mil consumidores com nome sujo na praça por falta de pagamento.
No cenário nacional, a situação não é diferente. O percentual de famílias endividadas chegou a 63,6%, a maior taxa desde julho de 2013. O índice de pessoas com contas em atraso também cresceu e atingiu 19,2% em agosto, ante 18,9% de julho.
A falta de planejamento do orçamento é uma das principais causas para tantas dívidas. Na pesquisa, 75,8% das famílias revelam que o cartão de crédito é a causa do endividamento. Em seguida, os parcelamentos no carnê e financiamento de carros.
O consumidor pode até tentar quitar o débito, mas os juros exorbitantes cobrados pelos bancos elevam mais ainda os valores a serem pagos. Por isso, na hora de comprar, é preciso planejar e consumir, no máximo, 80% da renda. Os 20% restantes devem ficar de reserva. Também é fundamental lembrar dos gastos fixos, como plano de saúde, transporte e comida.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|