Notícias

Em negociação, Fenaban minimiza demissões

De janeiro a julho de 2014, os bancos privados cortaram 3,6 mil empregos. Se observado todo o ano de 2013, o número de postos fechados chega a 18.023. Os dados são do Dieese com base na Rais do Ministério do Trabalho e foram apresentados na negociação entre o Comando Nacional e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), nesta quarta-feira (03/09), em São Paulo.

A Federação questionou os dados sobre extinção de vagas, apesar de 66.567 funcionários terem sido desligados entre janeiro de 2013 e julho de 2014, e defendeu a regulamentação da terceirização, medida que pode dizimar a categoria bancária.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (Pnad/IBGE), em 2011, o sistema financeiro contava com 1,004 milhão de empregados. No entanto, somente 512 mil bancários eram formalmente contratados pelos bancos em 2012, sob proteção da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da categoria. Nesta quinta-feira (04/09), os debates sobre emprego e remuneração continuam.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.