Notícias

Eleitores com maior grau de escolaridade

Não há como negar que algo tem mudado na educação brasileira, e para melhor. O reflexo do avanço é percebido no aumento de eleitores com superior completo e incompleto, e ensino médio completo e incompleto nas eleições deste ano.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 142,8 milhões de eleitores estão aptos a votar no dia 5 de outubro. No total 8 milhões, ou seja 5,6%, terminaram a graduação, isto é 2,8 milhões de pessoas a mais do que nas eleições de 2010. O número de pessoas com superior incompleto também cresceu em 1,5 milhão, passando de 2,17% para 3,6% dos eleitores.

Já os brasileiros aptos a votar com ensino médio completo aumentaram em 5,9 milhões, de 13,1% para 16,6%. E os que possuem com ensino médio incompleto tiveram um acréscimo de 1,8 milhão, de 18,9% para 19,2%.

Por outro lado, o número de analfabetos e analfabetos funcionais (os que apenas lêem e escrevem) diminuiu. São cerca de 700 mil analfabetos a menos do que na eleição de 2010, passando de 5,8% dos eleitores para 5,1%. No caso dos analfabetos funcionais são 2,5 milhões a menos, de 14,5% para 12%.

De acordo com especialistas, o aumento da escolaridade do brasileiro começa a mudar o perfil do eleitor, que se torna mais crítico e consciente. Os candidatos vão se deparar com uma parcela cada vez maior da população que cobra os seus direitos.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.