Notícias
Debate sobre isonomia na Caixa

Os empregados da Caixa devem realizar até o dia 23 de agosto encontros estaduais ou regionais sobre a isonomia de direitos entre os bancários novos e antigos. A intenção é debater ao máximo o assunto e eleger os delegados que participam do Encontro Nacional de Isonomia, em 30 de agosto.
O evento foi definido durante o Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), ocorrido em junho como forma de pressionar a instituição financeira por igualdade. Atualmente, tramita no Congresso Nacional, um projeto de lei de autoria dos parlamentares, Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Daniel Almeida (PCdoB-BA) que prevê isonomia nos bancos públicos e em outras empresas federais.
Na Caixa, as discriminações começaram a partir de 1998, época em que as instituições financeiras federais estavam sendo preparadas para a privatização pelo governo de Fernando Henrique Cardoso.
De 2003 para cá, o movimento nacional dos empregados conseguiu, por meio de lutas e greves, avançar em alguns pontos como as Apips, o parcelamento do adiantamento de férias, o Saúde Caixa, o Novo Plano da Funcef e a unificação do Plano de Cargos e Salários (PCS). Mas ainda temos que conquistar o Adicional por Tempo de Serviço (ATS) e a licença-prêmio. Agora, é preciso avançar mais.
Ações da Bahia
- II Mostra de Filmes Tráfico de Pessoas – 29/07 – Pelourinho, Salvador
- Seminário Tráfico de Pessoas – 30/07 – MPT, em Salvador
- Campanha durante os Jogos do Bahia e do Vitória – Arena Fonte Nova e Barradão – Salvador (BA)
- Ações na Rodoviária, Estação Central no Iguatemi e no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães – 31/07
Redação AGECEF/BA
![]() |
|