Notícias

Apesar de calotes reduzirem, juros sobem

Nem a queda na inadimplência, faz os bancos reduzirem os juros cobrados ao cliente. A taxa subiu 0,5 ponto percentual e foi para 43% ao ano em junho, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados nesta terça-feira (29/07).

No caminho inverso dos juros, a inadimplência caiu 0,2 ponto percentual e agora está em 6,5%. Importante lembrar que só são consideradas as contas atrasadas há mais de 90 dias. Diferentemente da pessoa física, para as empresas, os juros caíram 0,4 ponto percentual. Ainda assim, estão elevados, em 22,6% ao ano. Os calotes também apresentaram queda, de 0,1 ponto percentual, para 3,4%.

Os dados analisados pelo BC são do crédito livre, em que as instituições financeiras têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros. No caso do direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura), os juros do crédito para as empresas caíram 0,8 ponto percentual, para 7,9% ao ano. No caso das famílias, a redução chegou a 0,2 ponto percentual, com taxa de 7,7% ao ano.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           
     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.